top of page
Reuniões do Grupo de Apoio e Psicoeducação GAP-TDAH (2500 × 500 px)(5).png

Dominando a distração na prática: 6 dicas infalíveis para organização e concentração nos estudos

A partir de hoje teremos uma série de postagens com convidadas especiais! Todas também têm TDAH e vão compartilhar com vocês um pouquinho sobre o dia a dia delas, como lidam com o transtorno e vão dar dicas preciosas! Nossa primeira convidada é a Jacqueline Fachini. Aproveitem! -- Geisa



Jacqueline Fachini



O Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) pode tornar a organização e a concentração nos estudos um grande desafio. Mas, existem formas de lidar que fui descobrindo ao longo dos anos e após viver muitos perrengues!


Por isso, vou compartilhar abaixo algumas dicas que uso para conseguir render nos meus estudos e trabalho, que podem servir para você também:


  • Estabeleça uma rotina: Ter uma rotina de estudos pode ajudar a manter o foco e a concentração. Ela pode e deve ser ajustada à sua realidade. Defina horários específicos para estudar e mantenha essa rotina todos os dias. É importante lembrar que as pessoas com TDAH têm mais dificuldade em manter a atenção por longos períodos de tempo, por isso eu costumo estabelecer um tempo limite, que é o tempo máximo que consigo me manter concentrada, isso varia de 30, 40 a 60 minutos, se ultrapassar disso, fico muito dispersa e não rende.


Crie um ambiente adequado: É importante ter um ambiente adequado para estudar. O espaço deve ser silencioso, bem iluminado e organizado. Remova distrações, como por exemplo o celular. Ter uma mesa limpa e organizada também pode ajudar a manter o foco.


(Foto:Freepik)


Eu fico inquieta se o ambiente estiver sujo e bagunçado, me dá aflição e acabo não conseguindo me concentrar!


  • Divida as tarefas em partes menores: Em vez de tentar estudar tudo de uma vez, divida as tarefas em partes menores e mais gerenciáveis. Gosto muito de destrinchar o que preciso fazer em pontos listados, depois olho para um a um e quebro em etapas. Isso pode ajudar a evitar a sensação de sobrecarga e a aumentar a motivação. (Foto:Freepik)


  • Também é importante definir metas realistas e alcançáveis para cada sessão de estudo.


  • Utilize técnicas de estudo eficazes: Existem diversas técnicas de estudo que podem ajudar a melhorar a memória e a compreensão do conteúdo. Algumas delas incluem a elaboração de resumos, a utilização de mapas mentais e a prática de testes, esquemas, desenhos, exercícios e também pedir para algum amigo te ouvir explicar o que aprendeu.


  • Use recursos tecnológicos: Existem diversas ferramentas e aplicativos que podem ajudar a organizar os estudos. Por exemplo, é possível utilizar aplicativos de gerenciamento de tarefas para definir as atividades de estudo, ou aplicativos de leitura para acessar conteúdo em formato digital. Gosto muito de utilizar o Trello, Notion e o Excel.


  • Peça ajuda: Se estiver enfrentando dificuldades, não hesite em pedir ajuda. Falar com um professor, um tutor ou um psicólogo pode ajudar a identificar estratégias específicas para lidar com as dificuldades. Lembrando: O QUE TE AFLIGE NÃO É FRESCURA!



Em geral, organizar os estudos com TDAH pode ser um desafio, mas com algumas estratégias simples, é possível tornar o processo de aprendizagem mais eficiente e produtivo. Costumo dizer que a rotina é o que me salva e sempre me agarro a ela, ter planejamento e conseguir visualizar o que precisa ser feito, me faz ficar mais livre

(Foto:Freepik)


da ansiedade, e evitar o máximo possível a imprevisibilidade!


É importante lembrar que cada pessoa é única e pode precisar de abordagens diferentes para lidar com as dificuldades de aprendizagem, por isso o autoconhecimento é tão importante. Busque ajuda!



 

Esse conteúdo faz parte do projeto DESAFIANDO A DISTRAÇÃO: PRODUÇÃO DE BLOG EDUCOMUNICATIVO SOBRE VIVÊNCIAS COM TDAH, idealizado pela Allana Gomes, estudante de Jornalismo na Escola de Comunicação e Estratégias da Universidade do Oeste Paulista.



254 visualizações0 comentário

Posts Relacionados

Ver tudo

Comments


bottom of page